quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fissura Labiopalatina


Por: Marisa S. Viana

Este livro, organizado por mim e por Camila Di ninno, discute a prática fonoaudiológica voltada para pessoas com fissura labiopalatina. É uma literatura prática e aplicável ao cotidiano de alunos e profissionais interessados no tema.
Sensibilizadas, como professoras, por sermos frequentemente abordadas por alunos e profissionais interessados em desenvolver uma proposta terapêutica satisfatória ao atender pessoas com fissura labiopalatina, nos lançamos nesta tarefa de organizar e trazer a público um trabalho que mostra uma prática que dá certo. Para isto, os textos foram elaborados de modo a servir como um referencial prático, com fundamentação teórica, dicas, orientações e reflexões sobre ações que não são específicas apenas para este grupo de sujeitos, antes, com aplicações para a terapêutica fonoaudiológica mais ampla.
O livro foi organizado em duas partes. A primeira enfoca a prática do fonoaudiólogo e inclui a contribuição de diferentes áreas como a Medicina, a Odontologia e a Psicologia. Na segunda parte, profissionais de diversas partes do Brasil apresentam o serviço de Fonoaudiologia de centros especializados no atendimento aos portadores de fissura labiopalatina onde trabalham. Mostram uma rica visão de diferentes formas de se organizar e de agir, fornecendo subsídios para a re-estruturação dos centros já existentes e para a implantação de outros.
Os capítulos abordam a atuação junto a gestantes que tiveram o diagnóstico de fissura labiopalatina por meio do exame de ultra-sonografia; orientações a respeito das cirurgias primárias e da alimentação de bebês nascidos com fissura; aspectos relacionados à audição destes pacientes; as principais síndromes associadas às fissuras labiopalatinas e, em especial, a atuação junto a bebês com Seqüência de Pierre Robin; a estimulação de fala e de linguagem e a prevenção da instalação de compensações articulatórias; avaliação fonoaudiológica clínica e instrumental; estratégias terapêuticas e reflexões acerca da terapia para adequação da fala; as próteses de palato; a relação entre a Ortodontia, a Cirurgia Ortognática e a Fonoaudiologia; e os dois últimos capítulos que trazem contribuições da Otorrinolaringologia para o tratamento fonoaudiológico, em relação aos aspectos nasais e otológicos de crianças com malformações craniofaciais.
Estamos na expectativa de que o livro cumpra seu papel – incentivar uma prática terapêutica eficaz junto a estas pessoas com alterações na comunicação.



Marisa de Sousa Viana Jesus
- Experiência clínica em distúrbios da linguagem e aprendizagem, atuando na clínica Aprendizagem e Companhia.


- Fonoaudióloga Especialista em distúrbios da Comunicação pela UNIFESP
- Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais,
- Doutoranda em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais,
- Professora do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
- Mestre e Doutoranda em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Izabela Hendrix e professora do Curso de Especialização em Motricidade Orofacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário