quinta-feira, 21 de maio de 2009

COACHING INTEGRAL CENTRADO EM VALORES

Por: Lúcia Canaan

A palavra coaching é inglesa e significa "carruagem", que na prática, é usada no sentido de transportar uma pessoa de um estado onde ela se encontra para outro onde deseja estar. O coaching é na realidade, mais uma ferramenta poderosa utilizada desde a antiguidade pelos filósofos e transportada para nossa época a partir da 2ª metade do século passado. Tida como uma metodologia cara, demorou a ser entendida, quanto à sua potência e resultados e desmistificada com relação à equação custo-benefício.

A intuição é a bússola que orienta a vida da maioria das pessoas, ora com excelentes resultados, ora com resultados menos felizes. Todas as pessoas têm sonhos, mas nem sempre se permitem realizá-los. É fundamental entender que cabe, a todos nós, o direito de sonhar, sem impor limites, permitindo que o coração se abra, tornando mais fácil priorizar os sonhos e transformá-los em resultados viáveis e factíveis.

O coach atua como facilitador nesse processo de crescimento e evolução, para alcançar o nível de excelência, com o uso da energia da própria pessoa, acreditando em sua capacidade de realização e conquista. É um processo que acontece pela força interna da convicção de cada um, pois é preciso acreditar, confiar e dar valor e importância ao objetivo que se deseja alcançar.

O Coaching Integral Centrado em Valores, através da busca interativa da solução de uma questão específica, se propõe a apoiar a transformação pessoal e/ou profissional, trabalhando no nível da consciência para despertar todo o potencial do cliente em um movimento direcionado a um Ser Humano mais evoluído, porém, mantendo sempre os pés no chão.

A busca e interiorização dos valores que norteiam a escolha de uma meta a ser trabalhada em cada processo, criam a base motivadora para elencar ações estratégicas e superar adversidades. A identificação e a ação transformadora de crenças limitadoras em paradigmas potencializadores, bem como o surgimento de insights valiosos incorporados de forma ágil e natural, potencializam a energia necessária para alavancar o crescimento pessoal e/ou profissional.

O foco de abrangência do coaching passa por vivências transformacionais, seja para uma transição de vida de melhor qualidade, a busca de equilíbrio para entrar em uma nova fase, a conquista de um projeto, uma barreira a ser vencida, o desenvolvimento de capacidades ou a busca de uma posição mais competente e autoconfiante, com maior valorização da sua própria vida, dependendo do desafio específico que se apresenta.

A utilização de técnicas e ferramentas simples, objetivas, lógicas, analíticas e com grande índice de assertividade, agiliza a obtenção de resultados, pelo decorrente método de reflexão utilizado durante o processo.

William Shakespeare disse que somos do mesmo tecido de que são feitos nossos sonhos. Para iniciar uma mudança é preciso fazer nossos sonhos acontecerem, resgatando crenças e valores que os potencializem e, como em todo projeto, definir estratégias para que sejam alcançados.

A realização de nossos sonhos acontece quando damos um primeiro passo em direção a eles.
Aqueles que procuram o coaching querem direcionar suas ações, obter resultados e têm expectativas em relação ao futuro de suas vidas.
E por isso são bem vindos.

Coach: Lúcia Canaan

Nenhum comentário:

Postar um comentário